Insurances.net
insurances.net » Cancer Insurance » Câncer: Suporte da família determina qualidade de vida do paciente
Auto Insurance Life Insurance Health Insurance Family Insurance Travel Insurance Mortgage Insurance Accident Insurance Buying Insurance Housing Insurance Personal Insurance Medical Insurance Property Insurance Pregnant Insurance Internet Insurance Mobile Insurance Pet Insurance Employee Insurance Dental Insurance Liability Insurance Baby Insurance Children Insurance Boat Insurance Cancer Insurance Insurance Quotes Others
]

Câncer: Suporte da família determina qualidade de vida do paciente

So muitos os casos de cncer, hoje em dia, que apresentam bom prognstico de tratamento

. Mesmo assim, a maioria dos pacientes sofre um grande impacto ao conhecer o diagnstico, sofrendo importantes alteraes na autoimagem e na autoestima. Assim como o apoio psicolgico, o suporte da famlia determinante para que a pessoa encare o tratamento da melhor forma possvel e supere a fase difcil com o mximo de qualidade de vida possvel.

"Negao da doena, revolta e insegurana so as reaes imediatas mais comuns por parte dos pacientes. J a famlia teme o sofrimento do ente querido e costuma ter sentimentos de impotncia, sem saber ao certo como reagir aos fatos. Em alguns lares, simplesmente se faz um pacto de silncio, em que todos evitam falar sobre a doena", diz o doutor Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de psicologia do Hospital Santa Paula, de So Paulo.

O especialista afirma que o cncer deve ser enfrentado de forma direta e objetiva, com a participao ativa da pessoa nas decises relacionadas ao seu tratamento e sua vida como um todo. Na medida do possvel, se busca desmistificar a doena e ajudar o paciente a reorganizar sua vida para que possa encontrar uma maneira mais satisfatria de viver consigo mesmo e com os outros.

"Participar conjuntamente desses momentos refora a identidade familiar e os laos de lealdade entre os membros da famlia. O paciente que se sente apoiado desde o incio tende a reagir mais favoravelmente ao tratamento. Caso contrrio, sentimentos como solido e sensao de abandono podem acentuar o desespero e at agravar a doena", diz Leite.

Rotina familiar precisa ser alterada

De acordo com o psiclogo, as pessoas do convvio do paciente oncolgico tero de adaptar sua rotina de vida e oferecer as melhores condies possveis de tratamento ao doente. "No fcil para ningum, mas necessrio. Em alguma fase, o paciente pode se inclinar ao isolamento e abandonar suas atividades. Sempre que possvel, importante que o ncleo familiar ou os amigos mais prximos incentivem o doente a continuar suas rotinas de trabalho e de lazer, estimulando a adeso ao tratamento".

Na opinio do especialista, o atendimento psicolgico se mostra cada vez mais til nesse contexto. Um de seus objetivos ajudar o paciente e sua famlia a perceber o que precisa ser mudado ou adaptado para se obter melhor qualidade de vida. " necessrio entender o papel que o paciente exerce na famlia e o significado que o ncleo atribui doena para realizarmos uma interveno eficaz. Quando isso acontece, as chances de atravessar esse perodo crtico de forma mais positiva e com melhor qualidade de vida so grandes", diz Leite.

Fonte: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Leite, chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de So Paulo (www.santapaula.com.br)

Cncer: Suporte da famlia determina qualidade de vida do paciente

Por: Vtor Margato

Perfil do Autor

(Artigonal SC #3236319)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/medicina-artigos/cancer-suporte-da-familia-determina-qualidade-de-vida-do-paciente-3236319.html
Mistletoe a cancer kicker Research exhibits possible earlier detection for mesothelioma cancer malignancy identified through mesothelin levels How To Develop Projects That Deliver Real Paydays Ingenuity Delivers Powerful Results Bipolar Disorder -- Treatment And Signs Heart Attack Treatment Should Be Provided Immediately What Can You Do If You Want Hypothyroidism Natural Treatment? Use Diet To Prevent Breast Cancer Cure for Lung Cancer Anxiety Treatments Why Chemotherapy May Not Be the Best Ways to Treat a Dog's Cancer When Sewage Treatments Are Needed Treatment and Cleaning of Meerschaum Pipes
Write post print
www.insurances.net guest:  register | login | search IP(18.190.156.80) Sao Paulo / Pirapozinho Processed in 0.005768 second(s), 5 queries , Gzip enabled debug code: 24 , 3442, 301,
Câncer: Suporte da família determina qualidade de vida do paciente Pirapozinho