Insurances.net
insurances.net » Wholesale Business » Gestão Estratégica do Conhecimento
Home Business Small Business Wholesale Business Business agency Global Economy
]

Gestão Estratégica do Conhecimento

Gestão Estratégica do Conhecimento

No incio deste sculo a informao tornou-se um dos ativos mais importantes de uma empresa

, configurando-se como um importante elemento para o processo de tomada de deciso empresarial. Atravs da informao possvel conhecer melhor o cliente, entender as mudanas promovidas no cenrio empresarial e compreender as novas demandas sob o comando da economia global.

Entretanto, apenas obter informao no o suficiente para a tomada de deciso estratgica, pois necessrio saber o que fazer com a informao e como aplic-la no quotidiano empresarial. por isso que as empresas, desde as de pequeno porte at as grandes corporaes, precisam estabelecer uma gesto do conhecimento com estratgias de inteligncia de mercado e constante realizao de pesquisas.

A gesto do conhecimento comea com a obteno da informao, mas no termina a, pois necessrio ter um capital intelectual com o conhecimento acadmico e cientfico que possibilite a compreenso das variveis mercadolgicas e a implantao de estratgias que atendam s necessidades da empresa e s novas exigncias do mercado globalizado.

Isso significa que a empresa deve no apenas contratar profissionais graduados, mas tambm estimular a formao acadmica entre os seus prprios colaboradores, inclusive subsidiando seus estudos, para constituir um ativo intelectual e utilizar o conhecimento agregado por esse ativo. Tom Peters disse que"numa sociedade baseada no conhecimento, por definio necessrio que voc seja estudante a vida toda", por isso o estmulo educao corporativa deve ser contnuo, inclusive com a programao de cursos, palestras e treinamentos junto aos colaboradores.

Alm disso, a empresa precisa de sistemas de informao para armazenar, processar e transformar os dados em informaes, apresentando-os sob a forma de relatrios, planilhas e grficos que forneam conhecimento e maior robustez para uma tomada de deciso de maior qualidade por parte dos gestores, por isso Peter Drucker j avaliava que"administrar aplicar o conhecimento ao".

A implantao de novas estratgias depende de informaes e de conhecimentos atualizados sobre o mercado, por isso tambm necessrio que a empresa realize constantes pesquisas de marketing para a avaliao da satisfao do pblicoalvo, aceitao dos produtos e servios, sazonalidades nas vendas, opinies sobre a marca e sobre a qualidade do atendimento, necessidade de seleo de novos meios de comunicao e escolha de outros canais de distribuio, mdias, CRM, marketing mix etc.

O uso de listas, como a Database Marketing e o CRM, garante a implantao de bancos de dados corporativos com informaes atualizadas sobre o Pblicoalvo e suas necessidades, desejos, padres de compra e opinies, estabelecendo um relacionamento de longo prazo com os clientes, o que permite conhec-los cada vez melhor.

A partir disso, a empresa cria uma estratgia de gesto do conhecimento e inteligncia de mercado, podendo conhecer melhor a si mesma (suas foras e fraquezas), e as tendncias de mercado (oportunidades e ameaas), atravs da Anlise SWOT:

Foras: qualidades da empresa como participao no mercado, posicionamento do produto, tecnologia de ponta, estratgias inovadoras, valor da marca etc.

Fraquezas: oportunidades de melhoria como tecnologia antiga, remunerao inadequada, atendimento ruim, vendedores inexperientes, falta de criatividade etc.

Oportunidades: implantao de nova tecnologia, lanamento de novo produto, entrada em novos mercados, estratgias inovadoras de marketing, abertura de nova filial etc.

Ameaas: entrada de novo concorrente no mercado, lanamento de novo produto por um concorrente, um concorrente utilizando nova tecnologia ou fazendo novas promoes etc.

Assim, tanto no ambiente interno quanto externo, a empresa passa a tomar conhecimento sobre as variveis que afetam diretamente a sua gesto de negcios, o que lhe permite uma tomada de deciso que minimize riscos e possibilite a maximizao de resultados.

Gesto Estratgica do Conhecimento

Por: Michael Jullier Gama Alves

Perfil do Autor

Administrador de Empresas Graduado pelo Centro Universitrio de Campo Grande - Anhanguera. Registrado no CRA/MS. Cursando Ps-Graduao Lato Sensu em Administrao de Marketing e Propaganda na Universidade Catlica Dom Bosco em Campo Grande-MS. (Artigonal SC #2959352)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/gestao-artigos/gestao-estrategica-do-conhecimento-2959352.html
How Do You Achieve Better Strategic Planning Results? Best Practices For Online Retailers That Drop Ship OS ERROS ESTRATÉGICOS DA CAMPANHA DE JOSÉ SERRA Developing A Successful Trading System Debt Control Strategic Money Control Leads to Much better Handling Of Credit card debt Trading Room -pt1 Trading Room -pt2 Real-time Investigation as the Trading Advantage Becoming A Strategic Accounting Manager Know of the A variety of Trading Pins How Price Label Guns May Help Retailers Not To Lose Sale Getting Know Your Biases in Trading Several types of Trading Pins
Write post print
www.insurances.net guest:  register | login | search IP(18.188.20.56) Paraiba / Alagoa Nova Processed in 0.012175 second(s), 6 queries , Gzip enabled debug code: 34 , 4725, 496,
Gestão Estratégica do Conhecimento Alagoa Nova