subject: Profissional Reflexivo: Mais Uma Demanda Para O Gerente De Projetos? [print this page] O filsofo e professor norte-americano John Dewey (1859-1952) tinha como posio que o aprendizado s ocorre quando h uma situao de problema real para ser resolvida. Seu seguidor, orientando em tese de doutoramento Donald A. Schn (1930-1997) afirmava que com base nos conhecimentos tericos e na experincia prtica possvel solucionar um problema passando pelas fases de caracterizao da situao problemtica, desenvolvimento da sugesto, observao, experimentao, reelaborao intelectual e verificao dos resultados. A fase mais relevante neste processo a reelaborao intelectual, por se caracterizar pela formulao de novas idias, cuja riqueza diretamente proporcional aos conhecimentos, vivncia e experincia da pessoa. De acordo com os pensamentos de Schn, a formao dos profissionais passa por uma prtica orientada com um forte componente na reflexo a partir de solues de problemas reais, possibilitando que o profissional em formao enfrente situaes novas e aprenda a tomar decises. O conhecimento demonstrado pelos profissionais quando executam uma ao, mas h trs tipos distintos de reflexo: (1) reflexo na ao o pensar no decurso da ao sem interromp-la, provocando reformulao do que est sendo feito, pois o profissional vivencia situaes que extrapolam suas experincias prvias, tendo, entretanto, o conhecimento como base para a ao; (2) reflexo sobre a ao reconstruo mental da ao, analisando-a retrospectivamente e incorporando-a ao seu repertrio de experincias adquiridas; e, (3) reflexo sobre a reflexo na ao o processo que leva o profissional a progredir no seu desenvolvimento e construir sua forma pessoal de conhecer. Se, por um lado, a reflexo na ao pode ser considerada um processo mental quase automtico, a reflexo sobre a ao intencional, exigindo da pessoa pr-disposio e vontade em realiz-la. O conjunto de reflexes sobre a ao que determina a construo do saber, que pode ser considerada uma conseqncia das reflexes intencionais efetuadas. Neste contexto surgiu o conceito de profissional reflexivo com forte vis para o professor reflexivo alvo de crticas e elogios por educadores do pas. Em artigo elaborado por mim em co-autoria com Prof. Dr. Paschoal Quaglio da UNESP/Marlia, apresentamos e detalhamos seis recomendaes para que o docente possa atuar como professor reflexivo, que so:
1. Faa uma reflexo sobre as estruturas e valores da instituio na qual atua.
2. Registre as situaes que ocorrem na ao educativa para posterior reflexo.
3. Implante uma sistemtica para realizao de reunies de anlise de prtica pedaggica.
4. Atue como um professor reflexivo: seja um facilitador do aprendizado.
5. Atue como um professor pesquisador: demonstre isto aos alunos por seus exemplos.
6. Atue como um professor crtico: tenha esta postura dentro e fora da sala de aula. Atuando como Gerente de Projetos e estimulado por um estudante de mestrado de Recife que me escreveu recentemente, questionei-me sobre a aderncia do conceito de profissional reflexivo para a rea de gerenciamento de projetos e validade de exportar as recomendaes do mundo pedaggico para o corporativo. Um gerente de projetos vivencia em seu dia a dia os trs nveis de reflexo apresentados por Schn: reflexo na ao (praticamente automtica), reflexo na ao (quando pensa no que deu certo, no que deu errado, nas reaes e motivao da equipe, nos comentrios do patrocinador do projeto, etc.) e a reflexo sobre a reflexo na ao, ou seja, quando estabelece o seu lessons learned (lies aprendidas) dos projetos sejam documentadas ou no. Quanto s seis recomendaes (anteriormente enumeradas), se substituirmos o contexto de professor, aluno, ao educativa, prtica pedaggica, sala de aula e aprendizado, por respectivamente, gerente de projetos, integrantes da equipe do projeto, dia a dia do projeto, prtica do projeto, ambiente organizacional e execuo das atividades, poderemos verificar que h a aderncia total: 1. Faa uma reflexo sobre as estruturas e valores da instituio na qual atua
2. Registre as situaes que ocorrem no dia a dia do projeto para posterior reflexo
3. Implante uma sistemtica para realizao de reunies de anlise crtica de prtica do projeto
4. Atue como um gerente de projetos reflexivo: seja um facilitador da execuo das atividades
5. Atue como um gerente de projetos pesquisador: demonstre isto aos integrantes da equipe do projeto por seus exemplos
6. Atue como um gerente de projetos crtico: tenha esta postura dentro e fora do ambiente organizacional Assim, o gerente de projetos alm de conhecer as boas prticas contidas no PMBOK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Project Management Institute), englobando a gesto de tempo, custos, prazos, pessoas, qualidade, aquisies e riscos, deve assumir sua posio de profissional reflexivo, pesquisador e crtico.
Profissional Reflexivo: Mais Uma Demanda Para O Gerente De Projetos?
Armando Terribili Filho, PMP. Doutor em educao pela UNESP e mestre em Administrao de Empresas pela FECAP. Diretor de projetos da Unisys Brasil em So Paulo, professor da Faculdade de Administrao, da Faculdade de Computao e Informtica e da ps-graduao da FAAP em cursos de Gesto de Projetos. Professor convidado na ESIC de Curitiba e na FATEB de Birigui. Detm a certificao PMP do PMI (Project Management Institute).(Artigonal SC #1734148)