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África Uma Temática Obrigatória No Currículo Escolar

África Uma Temática Obrigatória No Currículo Escolar

A temtica tnico racial aps a aprovao da Lei 10639/03 tornou-se uma obrigatoriedade

nas escola publicas brasileira, e vem sendo trabalha por muitos educadores na rede publica de acordo com lei no seu Art. 1 2 Os contedos referente Histria e Cultura Afro-Brasieliera sero ministrada no mbito de todo o currculo escolar, em especial nas reas de Educao Artstica e Literatura e Histria Brasileira. Com isso o governo tenta acabar com anos de discriminao e segregao aos negros que fizeram e fazem parte da histria do Brasil, dando a eles o devido valor que a muito foi esquecido quando esses eram trazidos do continente africano sem nem mesmo o direito de escolha de vir ou no. Nesta mesma poca muitas famlias foram separadas, sem ser respeitado o direito do ser humano de constituir uma famlia. Os negros trazidos para o Brasil trouxeram mais do que apenas mo de obra para um pas recm descoberto com eles vieram tambm sua cultura, sua religio, sua comida, suas roupas, seus ritmos, que muito contriburam para a formao na nao Brasileira. No Brasil, em especial, eles desenvolveram estratgias de sobrevivncia e luta que iam desde osim ao batismo cristo at a formao de quilombos e revoltas sem falar nos protestos individuais..., abortos e envenenamento dos senhores. (Daniela Hack) Sempre na esperana de uma vida melhor e de uma sociedade livre onde eles pudessem ser sue prprios donos e no vendidos como animais que passa de mo em mo, sendo que na maioria das vezes eram separados de suas famlias e at mesmo de seus filhos recm nascidos, mas nunca desistiram de sua liberdade No dia 13 de maio de 1888 a ento regente do Brasil Princesa Isabel Cristina assina a lei AUREA e durante muito tempo se comemorou 13 de maio como o dia da Libertao dos escravos, mas que para os negros no passava de apenas mais uma data "Treze de maio traio, liberdade sem asas e fome sem po", assim definia Silveira o "Dia da Abolio da Escravatura" em um de seus poemas. Normalmente nessa data nas escolas, as crianas negras faziam o papel de escravos e a loirinha se vestia de princesa Isabel, momento que se demonstrava total incentivo ao racismo, entretanto, tal espao deveria servir de questionamentos de tais lembranas. Nada era falado sobre a resistncia e as lutas dos negros, o destaque era pela ao da princesa Isabel. (Ilze Soares) Como no dia 13 de maio a maior valorizao era dada a princesa Isabel e no luta do negro e sua resistncia a escravido chegando muitos deles a morrer nos trocos, de fome ou at mesmo em suicdios coletivos. H 32 anos, o poeta gacho Oliveira Silveira sugeria ao seu grupo que o 20 de novembro fosse comemorado como o "Dia Nacional da Conscincia Negra", pois era mais significativo para a comunidade negra brasileira do que o 13 de maio. A partir da surge um movimento em busca do reconhecimento da data de 20/11 como sendo o Dia da Conscincia Negra, pois foi nesse dia que morreu o maior lder quilombola ZUMBI DOS PALMARES existente no Brasil que lutou pela libertao dos escravos e comandou o maior quilombo existente na Amrica com uma populao estimada de 30 mil pessoas o Quilombo Palmares esse quilombo durou cerca de 140 anos. Aps as manifestaes negras e a aprovao da lei 10.639 de 2003 20 de novembro passou a ser considerado o marco da resistncia negra sendo ento incluso no calanderrio escolar no como um dia a ser comemorado, mais sim como um dia a ser mostrado aos educandos a importncia e o valor do povo negro para a formao de nossa nao. No contexto da religio muitos ainda so os preconceitos e discriminao com as religies de origem africanas como o Candombl, a Umbanda e a Quimbada, mesmo que no Art. 5, inciso VI da Constituio Brasileira constar seguinte texto: o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de cultos e suas liturgias ainda existem muitos preconceitos em relao as pessoas que so adeptas das religies africanas, na sua maioria pela falta de conhecimento ou algumas vezes por comentrios maldoso. Sendo o Brasil um pais laico, o respeito a todos os cultos religiosos deve ser preservados pelo Estado. O negro escravo e depois liberto contribuiu muito para a formao da cultura brasileira, mas que em muitos momentos insiste em no reconhecer esse legado, nota-se onde os negros se instalaram uma cultura muito rica de traos africanos e de influncia em todas as camadas sociais. Hoje somos conhecidos com o pais do Samba, samba esse desenvolvido pelos negros e tendo com uma grande percussora Chiquinha Gonzaga, entre outros como a capoeira, o afox, o maracatu. Por isso as escola brasileiras devem pensar em um pais de pluralidade cultural e que deve estar presente no contexto escolar na formao dos cidados brasileiros e na valorizao cultural do nosso pais. Referencia Bibliogrfica KRONBAUER,Selenir Correa Gonaves (org.). Educar para a convivncia na diversidade. So Paulo, Ed. Paulinas 2009 Constituio Federal Lei n 10639/2003 Dilago: Revista de Ensino Religioso ano XII n 48 outubro 2007 Dilago: Revista de Ensino Religioso ano XIII n 50 maio 2008 Dilago: Revista de Ensino Religioso ano XIII n 54 maio/julho 2009

frica Uma Temtica Obrigatria No Currculo Escolar

Por: Ktia Farinha

Perfil do AutorÁfrica Uma Temática Obrigatória No Currículo Escolar


Sou pedagoga formada pela FAP - FAculdade de Pimenta Bueno, servidora da SEDUC - Secretria de Estado da Edcuao de Rondonia, atualmente na funo de superviosra escolar na E.E.E.F. Bom Sucesso em Pimenta Bueno - Rondnia(Artigonal SC #1722819)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/africa-uma-tematica-obrigatoria-no-curriculo-escolar-1722819.html
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