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Competência emocional para a sustentabilidade das relações

O curso gera o um

o um gera o dois

o dois gera o trs

o trs gera as dez mil coisas
Competência emocional para a sustentabilidade das relações


Tao Te King - Lao Ts

Lao Ts encontra Yin Xi, o guardio do porto do Tibet.

Com as palavras do sagrado livro da sabedoria Tao Te King tenho o orgulho de iniciar este texto que defende as competncias emocionais como fatores elementares para a sustentabilidade das relaes. Mas qual o motivo que me leva a escolher o misterioso verso acima? Vamos descobrir agora!

Quando Lao Ts fala desse "curso" produtivo, ele est pensando no prprio curso da vida, no desenrolar dos eventos cotidianos, da progressividade da existncia. A partir disto, entendo as competncias emocionais como uma produo de gestos positivos que se multiplicam sempre. Do um ao mltiplo, de um simples sorriso a uma interveno social. Com as competncias possvel sustentar as relaes interpessoais e lanar ar fresco aos cenrios de incomunicabilidade contemporneos. Assim, afirmo que as competncias emocionais geram uma, duas, trs, dez mil maneiras de conviver em sociedade devido a seus ganhos ticos. Com elas possvel manter o foco na prtica por comprometimento e conseguir uma experincia autntica de relacionamento interpessoal.

Mas quais e o que so essas competncias? Elas h um bom tempo fazem parte da minha vida, pois desde sempre fui influenciado por ensinamentos orientais que defendem equilbrio, companheirismo, positividade e alegria de viver como receitas para uma vida up, uma vida que deseja cada vez mais foras de valorizao da humanidade. Desta maneira, as competncias emocionais so como um encontro perfeito entre estes temas que carrego por

toda a minha experincia.

Da minha produo intelectual ter resultado em uma longa pesquisa sobre o tema, que inclusive a raiz de minha apresentao hoje neste honroso evento.

Se as competncias emocionais produzem multiplicidades de gestos positivos nas relaes, chegado o momento de debater o assunto e mostrar os imensos ganhos que podemos atingir por meio de disciplina e automotivao.

Em meu recente livro Competncia Emocional: uma jornada de sustentabilidade, apresento as cinco competncias emocionais como mecanismos produtores e valorativos de relaes autnticas entre seres humanos. Entendo autoconhecimento, autocontrole, automotivao, empatia e habilidades sociais como ferramentas para uma vida saudvel e sem stress: uma proposta de alegria e qualidade de existncia.

No livro, analiso a urgncia de uma maneira diferenciada de sustentabilidade, que envolve a ecologia das relaes interpessoais. Acredito que tudo no mundo produz, a todo o momento, relaes. O mundo um complexo emaranhado de sistemas conectados: verbais, no-verbais, tcitos, explcitos etc. Todos os nossos atos so relaes com coisas, com pessoas, com emoes. O ser humano no existe sem travar contato com o mundo. Assim, as cinco competncias, da maneira como as defendo em minha obra, so "equalizadores" saudveis para as relaes humanas. Esta a idia: equalizar a qualidade das relaes sociais contra a incomunicabilidade emocional.

chegado o momento de estudar o comportamento interpessoal frente s constantes mudanas no ambiente corporativo. Falando em relao, imediatamente surge o tema da comunicao. aqui que as competncias emocionais proporcionam enormes ganhos, pois com a proposta de comunicao emptica que abordo no livro, possvel superar o apartheid organizacional em todos os campos de nossas vidas.

Ainda nesta palestra, os participantes sero presenteados com mais um smbolo oriental que representa a sustentabilidade das relaes. Trata-se de uma metfora da responsabilidade individual para um resultado amplo de grupo: o famoso tsuru e seu significado de vitalidade.

Aps esta apresentao, convido a todos para uma jornada construtiva para a melhoria de nossas vidas e de nossas relaes em sociedade. A felicidade est em nossas mos!!!

(meu artigo, publicado no Portal da ABTD - Associao Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, tema de apresentao no Congresso da ABTD 2010, em Santos/SP)

Competncia emocional para a sustentabilidade das relaes
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Por: Minoru Ueda

Perfil do Autor

Professor da Fundao Instituto de Administrao (FIA-USP). Docente e consultor pelo SENAC. Coautor no livro "Ser Mais Lder" (editora SerMais, 2010). Palestrante no tema Inteligncia Emocional na FEA-USP. Orientador no Programa de Mentoring - projeto da Associao dos Engenheiros Politcnicos (AEP) em parceria com a POLI-USP e desenvolvido pela FEA-USP. conferencista na rea comportamental. (Artigonal SC #3498584)

Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/gestao-artigos/competencia-emocional-para-a-sustentabilidade-das-relacoes-3498584.html




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